quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Porto de Galinhas



Conta a história de Porto de Galinhas que foram os índios Caetés (pertencentes à etnia Tupí) que, perseguidos pelos Portugueses desde o sul, habitaram por primeira vez a região ao final do século XVI. Registos históricos também confirmam a região de Porto de Galinhas como último reduto desses índios em Pernambuco.

Originariamente chamada de "Porto Rico", devia seu nome ao envio do pau-brasil para a Europa durante os séculos XVI e XVII. O pau-brasil é uma árvore de madeira dura e cor avermelhada, a qual era altamente valorizada por sua utilização na coloração têxtil e fabricação de instrumentos musicais.

Já no século XIX, Porto Rico torna-se um importante lugar de desembarque de escravos trazidos da África, os quais passavam a ser utilizados no cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos da região. O comércio de escravos estava probibido desde a abolição, o que tornava a atividade ilegal e altamente lucrativa.

Segundo a história popular, os traficantes burlavam os controles das autoridades ocultando os escravos nos porões dos navios encobertos por engradados de galinhas d'angola, ave originária da África e prato preferido da nobreza pernambucana naquela época. Assim, as tripulações dos barcos utilizavam a senha: "tem galinha nova no porto" para indicar a chegada de uma nova remessa de escravos. Por causa desses acontecimentos o lugar ficou conhecido como "Porto das Galinhas" ou "Porto de Galinhas".

Porto de Galinhas permaneceu como local de veraneio dos senhores de engenho e porto pesqueiro até a década de 60, quando foi descoberta pela classe média e passou a ganhar pouco a pouco a projeãao que a transformou num dos balneários mais conhecidos do Brasil.



Localização de Porto de Galinhas
Mapa de Porto de Galinhas
Mapa de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas encontra-se localizada no litoral do Nordeste brasileiro, a 70 quilômetros ao sul de Recife, a capital do estado de Pernambuco.

O aeroporto mais próximo a Porto de Galinhas é o Gilberto Freyre em Recife/Guarapes (REC)

Distâncias aproximadas de Porto de Galinhas:

    * Natal - 330 km
    * Salvador - 800 km
    * Rio de Janeiro - 2300 km
    * São Paulo - 2600 km
    * Porto Alegre - 3700 km

Como chegar em Porto de Galinhas
Mapa das duas paradas de onibus em Recife

   
      De Carro, vindo de Recife

Vindo do Aeroporto Internacional de Recife (Guararapes), seguir pela Av. Mascarenhas de Morais em direção ao litoral sul (Maceió) até seu fim, onde começa a BR-101, e continuar por aproximadamente 10 Km. Dobrar à direita em direção ao Cabo de Santo Agostinho e seguir por mais 4 km até o Cabo de Santo Agostinho (este trecho da estrada está em obras). Uma vez no Cabo de Santo Agostinho, dobrar à esquerda na PE-060 e continuar por mais 20 Km (trechos urbanos com lombadas eletrônicas). Sair à esquerda na PE-038 (há sinalização indicando Porto de Galinhas), e seguir sempre em frente até o destino.

Tempo aproximado 55 minutos
Distância 60 Kms
Mapa das duas paradas de onibus em Recife

   
      Em ôninbus, de Recife

A empresa de ônibus Cruzeiro opera o trajeto Recife/Porto de Galinhas saindo diariamente do terminal da Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife, a partir das 5:45h até as 21:45h. Os ônibus também podem ser tomados em uma parada ao lado do aeroporto. O letreiro do ônibus indica "Recife/Porto de Galinhas (N.Senhora do Ó)" e o percurso total normalmente leva entre 1:30 hs e 1:45 hs. Vale a pena destacar que não oferece o conformo de um ônibus turístico.

Horários de saída Todos os dias 5:45 as 9:45 (desde Recife)
Tempo aproximado 1:30 - 1:45 hs
Preço do bilhete R$ 6,10
Empresa Cruzeiro  0800 81 2662 ou (81) 2101.9000
Mapa de Maceió a Porto de Galinhas

   
      De carro, vindo de Maceió

Para chegar a Porto de Galinhas, sair de Maceió pela BR-104 na direção norte continuando pela BR-101 até a cidade de Ribeirão em Pernambuco (serão aproximadamente 165 km até aqui). Entre à direita na estrada PE-064 e continue por mais 38 Km até Sirinhaém, entrando à esquerda na PE-060 em direção a Recife (esse trecho possui lombadas eletrônicas nas zonas urbanas). Continue por mais 32 Km, até o desvio da PE-038 para Porto de Galinhas (há placa indicativa no local), e siga pela PE-009 até Porto de Galinhas.
Alternativamente, pode optar pela rota do litoral pela AL-101 passando por Barra de Santo Antônio e Maragogi. Entretanto, esta opção conta com menos sinalização e apresenta menor qualidade na estrada (essa alternativa e mais aventureira e charmosa, embora menos rápida).

Tempo aproximado 3:00 hs
Distância 230 Kms



Na realidade, porém, essa vila de ruas estreitas e agitadas, se revela muito melhor que qualquer propaganda. Sua praia principal, apontada como uma das dez melhores do litoral brasileiro, de fato é um deslumbrante cartão postal, com piscinas naturais que se formam, na maré baixa, bem junto à orla e onde flutuam inúmeras jangadas.

Represadas pelos corais, são verdadeiros aquários de águas cristalinas, mornas e mansas, cheios de peixes ornamentais. Na maré alta, Porto de Galinhas perde um pouco desse aspecto de Caribe pernambucano, mas não perde o encanto.


Além da praia da vila, tanto ao norte quanto ao sul, há diversas outras praias lindíssimas, praticamente todas com belos coqueirais, areias finas e piscinas naturais. Cerca de 7 km ao norte, a maravilhosa Praia do Cupe, onde fica a maior parte dos hotéis e pousadas, tem ondas fortes, que atraem surfistas, e, na maré baixa, piscinas naturais.

Em seguida vem a também magnífica Muro Alto, com um paredão de areia branca em boa parte da praia. Na maré baixa, surge uma piscina natural de 2,5 km de extensão. Última opção ao norte, a Praia de Camboa é para quem gosta de tranqüilidade. Região quase deserta, com areia fina, belo coqueiral e piscinas naturais na maré baixa.  A belíssima Maracaípe, logo ao sul de Porto de Galinhas, tem uma baía com ondas de até 2 metros, que atrai surfistas profissionais, e um charmoso pólo gastronômico.

Cerca de 1 km mais ao sul, no estupendo Pontal de Maracaípe, além de surfe, é possível fazer passeios de barco em manguezais repletos de cavalos-marinhos, sendo proibidas embarcações com motor, para evitar danos ao meio ambiente.

A Enseadinha, a 13 km de distância de Porto de Galinhas, possui rica vegetação de mangue, águas mornas e ondas amortecidas por recifes de coral.

Logo depois vem Pontal de Serrambi, que, na maré alta, oferece ondas boas para o surfe, sendo também muito procurada para mergulho por causa de diversos naufrágios.

A Praia de Cacimbas tem recifes de arenito de até 50 metros de largura. Na maré baixa, forma-se uma piscina natural com pequenas grutas esculpidas pelo mar.

A Praia de Toquinho, a 21 km do centro de Porto de Galinhas, na maré alta, possui ondas fortes, e na maré baixa, uma grande piscina natural.

A partir da Praia de Toquinho, é possível visitar a Ilha de Santo Aleixo, ilha particular, e realizar mergulhos em seu mar cristalino, com antigos naufrágios.


HOTÉIS


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário