quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MARAGOGI


HISTÓRIA     
     
Inicialmente Maragogi era um povoado chamado Gamela, em 1887 foi elevado à categoria de Vila e passou a chamar-se Isabel, em homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão. Mais tarde, em 1892, recebeu o nome de Maragogi por causa do rio que banha o local. O nome, segundo historiadores, provém de Marahub-gy, ou rio das Maraubas. Outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po como rio livre, amplo.
Maragogi tomou parte ativamente nas lutas contra os holandeses. No local registraram-se intensos combates em Barra Grande e São Bento, quando as tropas vinham do Recife com destino a Porto Calvo, que era o local de escoamento da produção agrícola da região, principalmente a cana-de-açúcar. Coube aos moradores da antiga vila desarticular, por duas vezes, tentativas de desembarque holandês no local.
Como resquício da História, a tradição familiar no município é muito forte. Aconteceram muitos casamentos entre primos e vários nomes foram guardados, como Lins, Vasconcelos, Buarque, Holanda, Cavalcante e Acioly, entre outros, mantendo vivas suas raízes. 


Guerra dos Cabanos
Maragogi também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o Imperador D. Pedro I, que renunciara e voltara para Portugal. A guerra inicia-se entre maio e junho de 1832, com os levantes de Antônio Timóteo de Andrade, em Panelas de Miranda, no agreste pernambucano, e João Batista de Araújo, na praia de Barra Grande, hoje povoado do município de Maragogi. Em 26 de outubro de 1832, tropas provinciais matam em combate, no reduto do Feijão, o líder Antônio Timóteo de Andrade e o Almirante Tamandaré prende o líder João Batista de Araújo em sua casa, na praia de Barra Grande. Entre novembro de 1832 e janeiro de 1834, a chefia da guerra passa para as forças populares, sendo o comandante geral da insurreição Vicente de Paula. São erguidos os primeiros arraiais guerrilheiros nas matas de Imbiras, Barras de Piabas e Piabas.
Os Cabanos, numa manobra guerrilheira tentam tomar o povoado de Barra Grande, mas são postos em fuga pelas tropas provinciais acantonadas ali. Recuam sob forte tiroteio até o povoado de Gamela (hoje cidade de Maragogi), e de lá chegam à praia de São Bento, onde os Cabanos feridos à bala se curavam e pescavam. Ocorre então a matança de São Bento, tendo as tropas provinciais morto à bala e à faca todos os Cabanos encontrados.
Os negros papa-méis (assim chamados os negros que fugiam da escravidão dos engenhos e se escondiam nas matas) aderem à insurreição e mudam os rumos da guerra: lutam os Cabanos agora pela libertação dos escravos, atacando inclusive os engenhos de açúcar e ocupam terras onde constróem seus arraiais guerrilheiros. A guerra termina com a prisão de Vicente de Paula, em 1850, que foi levado para a ilha-presídio de Fernando de Noronha.

Foi criada como vila em 1875, com o nome de Isabel. Mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em 1892 foi elevada a cidade.

De acordo com dados históricos, a colonização começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje.

Maragogi tem grande importância na história brasileira. Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi - sem recursos, mas com heroísmo - que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas.

Em 1875, uma lei transferiu a freguesia de São Bento para Maragogi. Em maio de 1892 foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se de Porto Calvo. Em 1960, perdeu o distrito de Japaratinga, transformado em município.

Rios

Os rios que lhe servem de limites: com Pernambuco o rio Persinunga, com Porto Calvo o rio Carão e com Japaratinga o rio Salgado.

Bacias hidrográficas

    * Do rio Salgado e seus afluentes e brejos, que alcança o mar nos Catités do São Bento;
    * Do rio Maragogi, formada pelo homônimo e seus sistemas flúvio-lagumar do Camacho, ilha do Coelho brejo do Junqueiro e riacho Levadão;
    * Do rio dos Paus ou Ojebire (como lhe chamavam os índios) com seus salgados de manguezais e a restinga do Arisco;
    * Do rio Persinunga, cujos afluentes da margem direita são os riachos Maciáguaçu e Taúba, e da esquerda o rio Timboataba.

Turismo

Águas cristalinas em Maragogi.
Turismo em Maragogi.

Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento

A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turístas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.

A cidade dispõe de uma ótima infra-estrutura hoteleira como dois hoteis mais luxuosos de Alagoas o "Salinas de Maragogi" e o "Miramar Maragogi Resort"..


LOCALIZAÇÃO

Maragogi fica no litoral norte de Alagoas, em plena Costa dos Corais.
Fica equidistante cerca de 125 Km de Maceió e do Recife, tornando fácil o acesso a partir dessas duas importantes capitais do nordeste brasileiro.
Delimita-se a leste com o Oceano atlântico, a oeste por Porto Calvo e Jacuípe, ao sul, pelo município de Japaratinga e ao norte pelo município pernambucano de São José da Coroa Grande.

A REGIÃO     

Maragogi fica bem no meio da Costa dos Corais, fascinante trecho do litoral nordestino entre Maceió e Recife. Mas entre a capital alagoana e a capital pernambucana existem outros lugares de grande beleza.
Clique nos nomes para conhecer um pouco de cada um deles:

- São Miguel dos Milagres
- Porto de Pedras
- Japaratinga
- São José da Coroa Grande
- Praia do Porto
- Tamandaré
- Porto de Galinhas




DADOS GERAIS
     

Localização: Litoral Norte de Alagoas
Área: 335,0 Km²
População: cerca de 24.600 hab (IBGE 2004)
Clima: Tropical quente e úmido
Fuso horário: UTC-3
Latitude: -09.0044
Longitude: -35.1321
Altitude: 5 m
Temperatura Média: 27 graus
Bacias hidrográficas: formadas pelos rios Maragogi, Persinunga, Salgado e dos Paus
- O Rio Maragogi nasce na fazenda Samba, que outrora pertenceu a Usina Central Barreiros e hoje é assentamento. É um rio com aproximadamente 20km de extensão, baixo volume de água, que aumenta no inverno devido a grande área de várzea que armazena água e da influência das marés, dando origem aos manguezais.
Padroeiro: Santo Antônio (data comemorativa: 13 de junho)
CEP: 57955-000
Economia: Agricultura, Pesca e Turismo
Distância de Maceió: 125 Km
Distância do Recife: 125 Km
Acesso: AL 101 Norte (partindo de Maceió)
BR 101 Sul e PE 060 (partindo do Recife)
Prefeito: Marcos Madeira





 RESTAURANTES 

Restaurante
Frutos do Mar
Restaurante
Corais de Maragogi
Restaurante
Pontal do Maragogi
Paraíso dos Coqueirais Restaurante Manguaba
Restaurante Calamares
 
Restaurante Maragolfinho Restaurante Vila Sushi  



HOTÉIS


 
Salinas do Maragogi
Resort
Hotel Praia Dourada  
 
Hotel Areias Belas Fazenda Marrecas
Eco-Hotel
 
   
Hotel Praia Azul    
POUSADAS



Pousada dos Jangadeiros Pousada Olho D'Água Pousada Barra Velha Pousada Solar da Praia
Encontro das Águas Portal do Maragogi Pousada Galemares Costeira da Barra
Pousada Verdes Mares Pousada Shalom Beach Pousada Sol e Mar Pousada Água de Fuego
Ecohar Yoga Ashram Pousada Mariluz Pousada Vila Maragogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário